Início O cão de gadoManual de criaçãoA conservação do LoboVantagens do Cão de GadoOutros métodos de protecção

Noticias
Eventos
Divulgação
Bibliografia
Os nossos cães
Projectos
Legislação
Colaboradores
Apoios
Ligações
Contactos
Voltar à página do Grupo Lobo

Voltar ao Manual de criação

Que cuidados ter com o cão de gado ?

Comprar e criar um cão de gado é um investimento significativo de tempo e de dinheiro pelo que é importante cuidar do seu bem-estar. Os cães de gado estão sujeitos a um grande número de perigos que podem causar a sua morte prematura, principalmente nos primeiros anos de vida. As principais causas de morte, como as doenças e os acidentes, podem ser facilmente evitadas.

Saúde

Para reduzir o risco de doenças o dono deve manter actualizados os programas de vacinação e de desparasitação do cão e fornecer-lhe todo os cuidados veterinários necessários, recorrendo para isso a um médico veterinário com experiência. Deve examinar o cão frequentemente à procura de cortes ou abcessos e verificar se não existem objectos estranhos ou infecções na boca, nariz ou ouvidos. Deve também estar alerta a qualquer alteração do comportamento do cão, dos seus hábitos alimentares ou qualquer dificuldade para se movimentar, investigando imediatamente o que se passa. Não deve deixar o cão comer os restos de animais mortos ou placentas pois podem transmitir-lhe doenças.

Alimentação

Os cães de gado gastam uma grande quantidade de energia e por isso é importante que tenham à sua disposição alimento adequado e água limpa para poderem trabalhar correctamente. A alimentação deve ser equilibrada para que o cão se desenvolva correctamente. As necessidades nutritivas de um cão são muito diferentes das nossas e variam em função da idade, do tamanho do cão, do estado de saúde, do estado fisiológico ou do grau de actividade. É importante que um cachorro tenha uma alimentação equilibrada e ajustada ao seu crescimento, pois ele vai crescer tanto no primeiro ano de vida como os humanos em 14 anos. Cadelas a amamentar ou cães que fazem muito exercício devem ter uma alimentação rica em proteínas e energia. Qualquer que seja o tipo de alimento é fundamental que o cão tenha sempre disponível água limpa e fresca.

Vantagens da ração

É muito difícil conseguir um equilíbrio correcto entre os constituintes básicos da alimentação. Uma boa ração comercial contém todas as qualidades nutricionais que o cão necessita, sendo mais prática e higiénica, além de facilitar o controlo da quantidade certa de alimento. Como a ração tem pouca humidade o cão precisa de mais água que o normal.

Segurança

Deve manter o cão afastado das estradas ou controlá-lo quando tem de as atravessar e estar alerta à presença de venenos ou laços. Deve alertar os seus vizinhos e os caçadores para a presença do cão, o qual deve estar devidamente identificado com uma coleira.

 

Para mais informações consultar o folheto Cuidados Básicos de Saúde e Reprodução do Cão de Gado.