Início O cão de gadoManual de criaçãoA conservação do LoboVantagens do Cão de GadoOutros métodos de protecção

Noticias
Eventos
Divulgação
Bibliografia
Os nossos cães
Projectos
Legislação
Colaboradores
Apoios
Ligações
Contactos
Voltar à página do Grupo Lobo

Voltar ao Manual de criação

Que cuidados ter na escolha de um cão de gado?

Para aumentar a probabilidade de ter um bom cão é importante escolher bem os progenitores. Estes devem ser, idealmente, cães utilizados na protecção do gado para se poder avaliar a sua eficiência. Devem ser saudáveis, bem conformados e não ter defeitos hereditários, tais como displasia da anca ou má inserção dos incisivos (prognatismo). Ao seleccionar o cachorro deve também ter a certeza de que ele é saudável e bem constituído. O cachorro não deve ser nem muito activo nem muito tímido, mas parecer confiante e alerta.

Escolher um macho ou uma fêmea

Não parece existir diferença entre a eficiência de um cão e de uma cadela. No caso de necessitar de mais de um cão no rebanho deverá escolher um casal de cães não aparentados.

Onde obter um cão de gado

A melhor forma de adquirir um bom cão é contactar um criador de gado que possua bons cães de gado e que tenha experiência na sua criação. Ele poderá vender-lhe cachorros filhos dos seus cães. Se não conhecer nenhum criador ou se quiser saber mais sobre estes cães pode contactar o Grupo Lobo os técnicos das Áreas Protegidas responsáveis pelo pagamento das indemnizações devidas pelos prejuízos causados pelo lobo, os Clubes das Raças de Cães ou as Associações de Criadores de Gado .